O Orgulho e sua relação com a Visibilidade LGBT





No dia 18/06 tivemos a 21º Parada do Orgulho Gay acontecendo em São Paulo, na qual compareceram cerca de 3 milhões de pessoas! Um número expressivo que atesta a representatividade alcançada pelo evento, sem dúvida! Porém, por que é importante pensar na questão do orgulho? O que é orgulho?

Entende-se orgulho como um sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outras pessoas (www.dicio.com.br). E sentimento é uma disposição de prazer ou desprazer em relação a um objeto, ideia ou pessoa, um estado afetivo atenuado, estável, duradouro e organizado. Podemos então entender que o orgulho faz parte então da constituição humana e o “orgulhar-se de si mesmo” uma das bases da manutenção da autoestima, do “sentir-se importante”, do “ser alguém” no mundo.

Para entender essa questão do orgulho e sua importância, convém fazer um breve resumo do que a história diz sobre os homossexuais durante os séculos: o amor entre pessoas do mesmo sexo já foi considerado como crime hediondo e perversão sexual; condenada como pecado abominável pelas religiões judaico-cristãs; em países islâmicos, os homossexuais são mortos a pedradas; a Santa Inquisição e o Holocausto acabaram com a vida de milhares de gays; no século XIX, a homossexualidade foi definida pela medicina como doença fisiológica causada por distúrbios genéticos ou biológicos.

O ser humano é um ser social: toda sua vida depende direta e indiretamente do outro e todas as suas relações são construídas para este fim. Em um sistema no qual o homossexual não encontra aceitação, não há como ele criar sua teia de relações no mundo, impactando diretamente na constituição de sua subjetividade, porque o indivíduo homossexual se vê obrigado a defini-la sob duras penas, sob olhares preconceituosos e que lhe tiram todos os créditos de poder ser quem se é. Todos os dados históricos apontados anteriormente nos ajudam a ter uma ideia de como o preconceito surgiu e se enraizou na sociedade, que ao longo de décadas vem reproduzindo o mesmo discurso de ódio, intolerância, não aceitação do que é diferente.

Então por isso movimentos como a Parada LGBT que acontecem não só em São Paulo como no mundo inteiro, tem em todos os anos um pouco dessa responsabilidade: trazer representatividade para essa parcela da população que não é vista, ou quando o é, muitas vezes pelo viés do preconceito e discriminação.

Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais não são somente a sua orientação sexual, acima de tudo são seres humanos, dotados de qualidades e potencialidades e, porque não dizer, sensibilidades ímpares que os colocam em uma situação de poder orgulhar-se de si mesmos!

Sim, a questão do orgulho é importantíssima para que, como grupo, se possa conseguir visibilidade, maior atenção do governo através de políticas públicas e das pessoas, uma vez que todos temos o direito de existir, de ser quem nós somos, cada um de acordo com a sua singularidade! É isso que nos torna maravilhosos!

            Tal como olhar-se no espelho, o orgulho vem de poder apreciar e valorizar-se! O crescimento como seres humanos é tarefa diária e, cabe a cada um saber o que pode ser melhorado, independente da orientação sexual! Seu esforço resultará em sucesso e, por isso mesmo, motivo de orgulho!

Autor: Rodrigo Garcia - Psicólogo Clínico

Comentários